As quatro maneiras de ganhar dinheiro no TikTok

Conheça em detalhes as possibilidades de monetização que existem no aplicativo: Marketplace, Criativo Beta, presentes em lives e vídeos, e os bônus.

Influenciadores podem ganhar dinheiro com o TikTok de várias maneiras: patrocínios, venda de mercadorias e até diretamente na plataforma, com a chamada monetização dos vídeos.

O g1 detalha abaixo quatro maneiras de monetizar com o app e tiktokers contam o que aprenderam com suas experiências nesses programas.

1. Marketplace de Criadores

O QUE É:

 

Forma de os criadores ganharem dinheiro com vídeos feitos a partir de campanhas ou missões pré-estabelecidas por marcas comerciais, que determinam os detalhes do conteúdo, além do valor a ser pago pelos que forem selecionados.

REGRAS BÁSICAS:

ter mais de 18 anos;

ter mais de 10 mil seguidores (no entanto, para o TikTok pode liberar algumas contas com a partir de 1 mil seguidores)

ter publicado, no mínimo, 3 vídeos nos últimos 30 dias;

ter 1 mil visualizações de um vídeo ou mais, nos últimos 30 dias;

usar uma conta pessoal cadastrada no Brasil (contas comerciais não são elegíveis);

não violar as diretrizes da comunidade e não participar de atividades fraudulentas, como comprar visualizações e ter aumento artificial de seguidores.

QUANTO GANHA?

O TikTok afirma que os valores a serem pagos variam de acordo com o criador e o produto.

“O mínimo para mim é R$ 200”, diz Lucas Kalango, de 32 anos, tiktoker e consultor em redes sociais. “Pode ir aumentando o valor de acordo com o que você tem de experiência, com o tamanho do perfil (número de seguidores) e a validação com as marcas.”

O pagamento não é imediato e depende do prazo de duração da “missão” ou “campanha”. Não existe data fixa de depósito, como no Programa Criativo.

Por outro lado, além do pagamento combinado, o criador pode ganhar um adicional a cada 1 mil visualizações do vídeo.

O QUE PRODUZIR?

O Marketplace de Criadores tem 3 tipos de produção de conteúdo:

  • missões;
  • campanhas; e
  • candidaturas.

COMO SÃO AS MISSÕES:

  • As marcas parceiras do Tiktok “encomendam” vídeos com regras já estabelecidas, além do valor que será pago.
  • O tiktoker escolhe uma ou mais missões. Ele pode produzir até 3 vídeos para cada e precisa postá-los no modo público, dentro do prazo.
  • Assim, o conteúdo já estará no ar, mas, para ser monetizado, ainda precisará ser aprovado pela marca que encomendou.
  • Caso a marca selecione o vídeo, o conteúdo será impulsionado (aparece para mais pessoas e ganha mais visibilidade) e, automaticamente, a hashtag “publi” é atribuída ao vídeo e ele fica destacado como patrocinado.

“Na missão, são US$ 58,50 fixos para o vídeo selecionado mais US$ 0,39 para cada 1 mil impressões (visualizações) pagas pela marca, ou seja, a marca impulsiona os vídeos selecionados e depois te paga por isso”, explica Lucas Kalango.

 

CAMPANHAS:

  • As marcas é que convidam um influenciador específico e propõem o vídeo a ser produzido.
  • Diferentemente das “missões”, é possível negociar os valores, as formas de pagamento e os requisitos do conteúdo. E o vídeo só é publicado após a aprovação da marca.
CANDIDATURAS:
 
  • As oportunidades têm a ver com o perfil do tiktoker. Elas só aparecem para o criador se a marca entender que o canal dele tem a ver com alguma de suas campanhas. Ou seja, se você só fala sobre futebol, dificilmente vai achar uma campanha ligada a moda.
  • A partir daí, o criador pode escolher para qual campanha quer se candidatar e deverá mandar um roteiro com o texto e uma prévia do vídeo, atendendo a todos os requisitos.
  • Ali o vídeo também só será publicado após a aprovação da marca. E o pagamento é negociado via aplicativo ou diretamente com as empresas.
VALE A PENA?
 
O ator Danny RLima, de 26 anos, diz que, apesar dos seus vídeos não viralizarem, ele já conseguiu ganhar R$ 8 mil em uma das “missões” que alcançou mais de 3 milhões de visualizações.
 
Só que, depois dessa conquista, ele continuou tentando participar de missões, mas passou 3 meses sem conseguir ter um vídeo aprovado por uma empresa.
“(O Marketplace ) Não é uma forma estável de ter uma renda porque são só duas missões que faço por mês, em média, e nem sempre você consegue ser selecionado. Mas, se seu vídeo viraliza, você ganha muito dinheiro e consegue se sustentar por alguns meses”, resume.
Danny diz ter dificuldades de produzir para as demais modalidades do programa: “campanhas” e “candidaturas”. Na primeira, ele acha que não é procurado pelas marcas por ter um número de visualizações insuficiente. Para “candidaturas”, ele não encontrou um “briefing” que estivesse de acordo com o seu perfil.
 

2. Programa Criativo Beta

O QUE É:

Modalidade que paga por vídeos com mais de um minuto de duração.

REGRAS BÁSICAS:

  • ter mais de 18 anos;
  • ter mais de 10 mil seguidores;
  • ter mais de 100 mil visualizações dos últimos 30 dias (somando todas as publicações no perfil);
  • usar uma conta pessoal (contas comerciais não são elegíveis);
  • não valem vídeos feitos no modo “fotos”, visualizações que são promovidas (anúncio pago) e publicidades;
  • vídeos que fazem parte do Marketplace não monetizam ao mesmo tempo para o Criativo Beta.
COMO PARTICIPAR?
Para começar a utilizar o programa, basta ativar o recurso nas configurações do app em “Ferramentas do criador”.
Apenas os vídeos publicados após essa inscrição começam a ser monetizados. Ou seja, os vídeos antigos que alcançaram 1 mil visualizações não serão recompensados.

RECOMPENSAS

As recompensas são feitas com base nas “visualizações qualificadas”, chamadas de Receita por 1 mil impressões (RPM). Para fazer o cálculo da RPM, o TikTok leva em consideração vários fatores como:
  • tempo de visualização: usuários precisam ter conferido, no mínimo, 5 segundos do vídeo;
  • engajamento: as visualizações de vídeos categorizados como “não gostei” ou ocultados no feed são desconsideradas;
  • autenticidade: se houver várias visualizações da mesma pessoa, apenas uma é considerada; duetos e outros materiais copiados de outras pessoas não entram no cálculo. Se preferir utilizar músicas, é necessário utilizar os trechos disponíveis na biblioteca do app.
Na média ele [vídeo válido no Brasil] custa US$ 0,15. Mas é muito comum o valor oscilar entre US$ 0,12 a US$ 0,16 a cada 1 mil visualizações”, afirma o tiktoker e consultor de redes Lucas Kalango, considerando a média do que recebeu no programa e também as impressões dos seus alunos e comentários dos seguidores.

O país onde as pessoas estão assistindo aos vídeos também influencia na remuneração pelo programa Criativo, diz Kalango. O TikTok não deu detalhes sobre os valores.

Um dos diferenciais do programa é que ele tem um dia previsto para o tiktoker receber o dinheiro. Os ganhos estimados são atualizados todo dia 1°. Se atingirem US$ 50, os pagamentos ocorrem no dia 15. As taxas de serviço são descontadas pelo app.

O QUE PRODUZIR?

Como o conteúdo deve atrair quem está assistindo, para monetizar, muitos criadores jogam no início dos vídeos informações para chamar a atenção da audiência.

“Porque os primeiros segundos são os que contam para seu vídeo engajar e ir para mais pessoas. Quanto mais retenção você tiver, melhor”, recomenda a tiktoker Vanessa Lopes, de 21 anos, que tem quase 30 milhões de seguidores no TikTok.

O QUE PRODUZIR?

Como o conteúdo deve atrair quem está assistindo, para monetizar, muitos criadores jogam no início dos vídeos informações para chamar a atenção da audiência.

“Porque os primeiros segundos são os que contam para seu vídeo engajar e ir para mais pessoas. Quanto mais retenção você tiver, melhor”, recomenda a tiktoker Vanessa Lopes, de 21 anos, que tem quase 30 milhões de seguidores no TikTok.

3.  Presentes virtuais em vídeo e lives

O QUE É:
  • É uma forma dos espectadores reagirem a transmissões ao vivo ou vídeos (sem restrições de tempo de duração) postados por meio de presentes enviados para o criador (que aparecem como comentários). Eles precisam comprar moedas para depois trocar por mimos.
  • Os presentes são acumulativos e serão convertidos em créditos que podem ser gastos pelo criador em itens virtuais ou em pagamentos.
REGRAS BÁSICAS:

  • ter mais de 18 anos (tanto para comprar moedas ou enviar presentes);
  • ter mais de 10 mil seguidores para receber presentes;
  • ter a conta criada e com vídeo publicado nos últimos 30 dias;
  • contas comerciais, de governo, de políticos e de partidos não são qualificadas;
  • vídeos com duetos, anúncios, conteúdo patrocinado, postagens promovidas ou que violem as regras da plataforma não podem receber presentes;
  • as recompensas podem ser dadas até 100 vezes por dia.
COMO PARTICIPAR?

  • Quem está assistindo as lives ou vídeos pode comprar “moedas” e enviar presentes para os criadores nos comentários.
  • Todo envio de presente é aberto ao público, para que os usuários vejam quem deu a gorjeta. A taxa de câmbio entre cada moeda e presente fica disponível no painel de saldo do app.
  • Cada presente recebido vai para o saldo de créditos do dono do perfil como um diamante. Nenhum usuário consegue comprar diretamente os diamantes. E a taxa de conversão deles em dinheiro é determinada pelo TikTok, de tempos em tempos.
  • Não existe um prazo para resgatar os créditos que foram arrecadados nas lives e nos vídeos. Mas, se o usuário encerrar a conta por qualquer motivo, ele perde as moedas.
VALE A PENA?

Entre as vantagens citadas pelos influenciadores estão as possibilidades de ampliar o número de seguidores e de aproximação com o público.
“As lives também viralizam para pessoas novas que ainda não te conhecem, então você pode atrair seguidores e novas pessoas pra te darem presentes”, cita o criador Lucas Kalango.

A cantora e tiktoker Bea Duarte, de 26 anos, de São Paulo, explica que chegou a fazer lives com duas horas de duração, três vezes na semana. Com isso, teve aumento das visualizações dos vídeos no perfil.

A monetização, em si, não é alta para essas lives: “Acho que é uma média de 100 diamantes para cada dólar. Num dia bom, em que as pessoas estão empolgadas, dá US$ 1”, afirma.

A cartomante Anna Magagnin, de 38 anos, que atualmente mora no Reino Unido, resolveu investir em lives uma vez por semana no fim de 2020.

Ela também diz que o retorno na monetização não foi significativo. E que o maior impacto foi no aumento no número de seguidores, com o público brasileiro interessado no serviço. “As pessoas veem meus vídeos e me chamam, 90% dos meus clientes vieram do TikTok”.

4. Bônus e Séries

BÔNUS:

  • São recompensas pontuais para quem usa o TikTok incentivar novas pessoas a entrarem na plataforma.
  • Também recebe bônus quem faz tarefas estipuladas pelo app como: assistir a vídeos e publicar vídeos com sons recomendados (músicas e áudios).
  • Cada atividade vira pontos que podem ser trocados por dinheiro (a uma taxa fixa de R$ 1 a cada 10 mil pontos trocados, de acordo com consulta feita em 6 de junho) e outros benefícios.
  • Os interessados precisam cumprir as orientações determinadas para ter a validação dos pontos.
  • Para participar desta ação é necessário ter mais de 18 anos. O saldo de pontos deverá ser resgatado pelo participante dentro de 30 dias após o último login na plataforma. Após esse prazo, o bônus é zerado.
SÉRIES:

  • No Brasil, o serviço ficou disponível a partir de 6 de junho, apenas para convidados do TikTok. Não há previsão para liberar para todos os usuários.
  • Permite que criadores façam playlists exclusiva à qual os usuários podem comprar o acesso. Cada lista pode incluir até 80 vídeos, cada um com até 20 minutos de duração.
  • O criador estipula o valor para cada playlist.
  • Para estar qualificado é preciso ter a partir de 18 anos, com pelo menos 10 mil seguidores, ter postado mais de 3 vídeos públicos nos últimos 30 dias e ter pelo menos 1 mil visualizações de vídeo nos últimos 30 dias.
  • Os criadores com menos de 10 mil seguidores, que atendem aos requisitos acima, podem solicitar avaliação do TikTok para analisar a possibilidade de utilização do recurso.

FONTE: G1 (https://g1.globo.com/empreendedorismo/noticia/2023/07/03/as-quatro-maneiras-de-ganhar-dinheiro-no-tiktok.ghtml)