O que é e como calcular.
Já imaginou como seria a situação da sua empresa se o faturamento fosse 10% ou 20% maior?
Esse resultado não será fácil, mas a análise do ticket médio facilita a tarefa.
Isso porque uma avaliação cuidadosa desses números pode revelar diversas deficiências no processo de vendas e ofertas.
Talvez uma pequena mudança de postura signifique uma reviravolta no final do mês.
Então leia todo o conteúdo que nossa equipe de especialistas preparou para o seu negócio.
Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.Também é possível calcular o ticket médio de determinado produto, serviço ou categoria, conforme a necessidade da empresa.
Ao lado de outras métricas importantes, o ticket médio fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento de vendas e melhora dos resultados. No entanto, esse indicador deve ser interpretado com base em um histórico de medições, pois um valor isolado não diz nada sobre o andamento dos negócios.
Por exemplo, se você comparar o ticket médio de uma concessionária de veículos com o de uma perfumaria, naturalmente a venda de cosméticos e produtos de beleza terá uma média de valor bem inferior. Naturalmente, isso não significa que a perfumaria está tendo um desempenho ruim, pois é preciso analisar outros fatores para determinar o crescimento das vendas.
De modo geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, pois indica que os clientes estão gastando mais em cada compra. Levando em conta que é mais fácil vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes, as ações para aumentar o ticket médio são essenciais para alavancar o faturamento da empresa.
Na hora de avaliar o ticket médio, você também precisa considerar métricas como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores da área devendas, finanças e marketing. Falaremos sobre essas métricas em posts futuros.
Para calcular o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período.Também é possível calcular o ticket médio de determinado produto, serviço ou categoria, conforme a necessidade da empresa.
Ao lado de outras métricas importantes, o ticket médio fornece informações valiosas para a elaboração do planejamento de vendas e melhora dos resultados. No entanto, esse indicador deve ser interpretado com base em um histórico de medições, pois um valor isolado não diz nada sobre o andamento dos negócios.
Por exemplo, se você comparar o ticket médio de uma concessionária de veículos com o de uma perfumaria, naturalmente a venda de cosméticos e produtos de beleza terá uma média de valor bem inferior. Naturalmente, isso não significa que a perfumaria está tendo um desempenho ruim, pois é preciso analisar outros fatores para determinar o crescimento das vendas.
De modo geral, o aumento do ticket médio é um ótimo sinal, pois indica que os clientes estão gastando mais em cada compra. Levando em conta que é mais fácil vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes, as ações para aumentar o ticket médio são essenciais para alavancar o faturamento da empresa.
Na hora de avaliar o ticket médio, você também precisa considerar métricas como a lucratividade, rentabilidade, margem de contribuição e outros indicadores da área devendas, finanças e marketing. Falaremos sobre essas métricas em posts futuros.
O mais importante é avaliar os resultados periodicamente para efeitos de comparação, determinando se o ticket médio vem aumentando, diminuindo ou se mantendo estável.
Para chegar ao valor do ticket médio, uma conta muito simples deve ser feita.
São apenas quatro passos. Confira:
Assim, percebe-se que o ticket médio mantém uma relação direta com a fatia de mercado que uma empresa atende. Portanto, ao fazer o seu cálculo, esse dado pode ser também avaliado, o que por si só já indica algumas providências que poderão ser adotadas.
Vamos acompanhar um exemplo básico de cálculo do ticket médio para ilustrar o indicador.
Suponha que uma loja de Vinhos tenha realizado oito vendas em um dia, com os seguintes valores: R$ 50, R$ 75, R$ 175, R$ 140, R$ 120, R$ 250, R$ 45 e R$ 30.
Logo, o faturamento total foi de R$ 885. Dividido pelas 8 vendas, resulta em um ticket médio de R$ 110,625 no período.
Agora que já sabe calcular o ticket médio de sua empresa, que saber como aumentar esse número?
Fique de olho em nossos próximos conteúdos para saber como aumentar o ticket médio.